SEGA admite que estratégia de “edições definitivas” pode ter atrapalhado vendas iniciais de jogos

A SEGA realizou recentemente uma rodada de perguntas e respostas com seus investidores, e um resumo do que foi discutido revela que a empresa considera a possibilidade de uma de suas estratégias estar atrapalhando as vendas de jogos no lançamento.

A produtora foi perguntada sobre lançamentos recentes do último ano fiscal e sobre suas vendas abaixo do esperado, ainda mais levando-se em conta que os games foram aclamados e se saíram muito bem nas críticas. A SEGA pondera uma lista de potenciais motivos, como concorrentes lançados na mesma época e um trabalho insuficiente de marketing. Mas uma das possíveis razões chama mais a atenção: o lançamento de “edições definitivas”.

A estratégia é bem conhecida pela Atlus, uma das principais desenvolvedoras da SEGA. A desenvolvedora de Metaphor: ReFantazio é imensamente elogiada pelos seus JRPGs, mas as “edições definitivas” de seus jogos – como Persona 5 Royal e Shin Megami Tensei V: Vengeance – são criticadas por não oferecerem a possibilidade de fazer um upgrade a partir do jogo base.

Isso pode fazer com que alguns jogadores evitem comprar títulos no lançamento, esperando pela versão mais completa deles alguns anos depois.

Shin Megami Tensei V: Vengeance revela requisitos para rodar no PC
Foto: Divulgação/SEGA

SEGA quer melhorar o marketing de seus jogos

O impacto da espera por “edições definitivas” é difícil de medir sem um pesquisa efetiva de mercado. Enquanto a SEGA especula sobre a possibilidade, a empresa também quer fazer um trabalho melhor com o marketing de seus jogos.

“Enquanto ainda não fomos capazes de determinar com precisão a causa (das vendas abaixo do esperado), nós acreditamos que o problema também está no nosso marketing, que não foi capaz de informar suficientemente o apelo dos nossos jogos aos usuários”, declarou a produtora aos seus investidores.

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A SEGA afirma que está analisando neste momento o problema, então vai ser interessante acompanhar e ver se teremos informações mais concretas sobre a estratégia de várias versões dos mesmos games, e seus impactos nas vendas.

Via: Eurogamer

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