Desenvolvido pelo estúdio The Initiative (que não existe mais) e pela Crystal Dynamics, o reboot cancelado de Perfect Dark queria preencher algumas lacunas do mercado. Segundo um desenvolvedor envolvido com o projeto, a intenção era atender aos fãs que estavam órfãs de séries como Metal Gear e James Bond 007.
Documentos enviados ao site MP1ST mostram que o foco do título seria em explorar a vida de uma agente secreta em um mundo futurista. Além de usar o jogo original do Nintendo 64, os desenvolvedores envolvidos no game também estavam trabalhando em conceitos inspirados em Westworld, da HBO.
Curiosamente, assim como acontecer com Perfect Dark, a série acabou sendo cancelada — e logo depois foi totalmente removida de plataformas de streaming. Segundo os documentos obtidos pelo site, a The Initiative estava prestes a entregar a “fatia vertical 1” do jogo, que seria a primeira prova real de como a versão final funcionaria.
Perfect Dark teria formato episódico
A fatia na qual o estúdio estava trabalhando pertenceria à “Temporada 1” de Perfect Dark, que adotaria um sistema de lançamentos baseado em diferentes episódios. O jogo teria mecânicas conhecidas como ‘Relentless System’, ‘Reward System’ e ‘Adrenaline System’, sendo que somente o último foi detalhado nos documentos obtidos pelo site.




Ele seria um recurso importante que poderia ser recarregado com o tempo e permitiria ativar curas, aumentos de dano contra inimigos e diminuição de danos contra a personagem controlada. O jogo também permitiria desacelerar o tempo, aumentar a precisão de tiros e até mesmo se movimentar mais rápido por intervalos limitados.
Além dos documentos, o ex-membro da The Initiative também enviou ao MP1ST diversas imagens conceituais que mostram locais como o Cairo e outras cidades futurísticas. Enquanto alguns conceitos do passado seriam reaproveitados, o game era tratado como um reboot completo da franquia.
Pouco após a Microsoft cancelar o novo Perfect Dark e fechar o estúdio, surgiram relatos de que a Crystal Dynamics, a Embracer Group e a Take-Two Interactive tentaram salvar o projeto. No entanto, disputas relacionadas aos direitos de propriedade da marca acabaram decretando sua volta por tempo indefinido à “geladeira”.
Fonte: MP1ST