Em um momento no qual o uso da inteligência artificial (IA) nos games ainda é polêmico, o Steam oferece uma série de selos para deixar claro quais títulos de seu catálogo usam a tecnologia. No entanto, o chefe da Epic Games Store, Tim Sweeney, afirma que a loja rival não devia fazer isso porque essa é uma medida “que não faz sentido”.
Em uma mensagem publicada no X, Sweeney afirmou que selos do tipo só devem estar presentes em “exibições de arte” ou em lojas de conteúdo digital licenciado. “Não faz sentido para lojas de games, nos quais a IA vai se envolver em quase todas as produções futuras”.
É baseado nessa crença do executivo que a Epic Games Store não traz qualquer informação destacando os títulos de seu catálogo produzidos com elementos de IA generativa. No entanto, diversas outras lojas seguem os passos do Steam e, no X, muitos consumidores explicaram a Sweeney que elas estão certas ao fazer isso.
Decisão do Steam é elogiada por jogadores
Em resposta a Sweeney, muitos usuários da rede social declaram que, ao informar sobre quais jogos do Steam usam IA generativa, a loja na verdade está respeitando seus consumidores. A partir dessa informação, eles têm a escolha de apoiar ou não projetos que dependem de uma tecnologia que é associada ao roubo de materiais criativos e a demissões recentes na indústria de tecnologia.
Em resposta, o CEO da Epic Games ironizou a situação, afirmando que, seguindo essa lógica, o público também deveria saber “qual marca de shampoo os desenvolvedores usam” — o que parece ignorar totalmente o contexto mais amplo da discussão. Isso só alimentou as respostas que afirmam que o executivo está bastante desconectado dos interesses do público.
“Por que todo executivo de tecnologia está tão obcecado em forçar a IA sobre todos atualmente?”, questiona o usuário @CultistZolon. “Nas últimas semanas o número dessas pessoas que forçaram narrativas de ‘a IA é normal e está em todo lugar agora, superem isso’, aumentou rapidamente. Será que apontar que os investimentos são circulares realmente os assustou a esse ponto?”.
Também há quem aponte que, ao contrário do que diz Sweeney, a tecnologia pode ter se normalizado em grandes empresas, mas muitos desenvolvedores ainda a rejeitam. “Tim, eu quero que você saiba que é por isso que você nunca vai derrotar o Steam”, afirmou o usuário @ALegendaryDrops. “Não faz sentido para lojas de games, mas faz sentido para os CONSUMIDORES. Não precisamos de uma caixa registradora, precisamos de transparência e de uma voz”.
Fonte: PC Gamer


