O SAG-AFTRA, um dos maiores sindicatos dos Estados Unidos que representa atores de voz que trabalham em games, anunciou a suspensão de uma greve que durava quase um ano. Segundo o grupo, seus membros já podem retornar ao trabalho em diversos projetos que respeitem seu Acordo de Mídias Interativas.
A decisão foi tomada após o sindicato conseguir chegar a um acordo temporário com empresas como Activision, Electronic Arts, Epic Games, Insomniac e Warner Bros. A principal preocupação do grupo era estabelecer clausulas que fossem capazes de proteger o trabalho de profissionais de tecnologias baseadas em inteligência artificial.
Foi justamente esse o ponto de divergência que resultou na paralisação, iniciada ainda em 2024. Durante negociações que duraram 18 meses sobre um novo acordo coletivo, grandes estúdios se negavam a fornecer proteções que impedissem o uso de técnicas que replicassem eternamente o trabalho de atores sem qualquer pagamento adicional.
Diante do impasse, o SAG-AFTRA decidiu pela greve que prejudicou o andamento de diversos projetos. Mesmo no caso de títulos que já tinham seus trabalhos de vozes e captura de movimentos finalizados, os membros do sindicato estavam impedidos de participar de materiais promocionais, eventos ou turnês de divulgação.
Greve ainda não foi totalmente finalizada
Em seu comunicado anunciando a suspensão da greve, o SAG-AFTRA destacou que ainda há uma pequena chance de que ela seja retomada. Isso porque seu acordo com desenvolvedores e grandes estúdios é somente temporário, e ainda depende de uma aprovação final.
Na próxima sexta-feira (12), o sindicato vai realizar uma nova reunião para que seus membros possam decidir se concordam com os novos termos. Em caso positivo, o novo contrato coletivo vai ser enviado para ratificação e finalmente deve servir como base para trabalhos futuros.
Curiosamente, até o momento a SAG-AFTRA não divulgou detalhes sobre as proteções que estabeleceu contar o uso de inteligência artificial. No entanto, a expectativa é que a tecnologia não vai ser proibida. Na prática, o acordo deve estabelecer limites para a maneira como vozes e rostos podem ser reproduzidos, bem como novos fluxos de pagamentos para atores cujas características sejam reaproveitadas.
Fonte: Eurogamer